terça-feira, 2 de outubro de 2012

São José do Seridó - RN por Valderi Queiroz Xavier



Após aprovação em concurso público junto à EMATER-RN, fui preparado e treinado com o objetivo de trabalhar nas comunidades rurais de nosso Estado.
Inicialmente fui designado para ser lotado na cidade de Campo Redondo/RN, mas, por capricho do destino e não por acaso, uma troca repentina colocou São José do Seridó em minha vida.
Olhando para trás, vejo que, felizmente, eu não estava errado quando, confiando que tudo estava dentro dos planos de Deus,aceitei aquele novo desafio sem questionamentos, pois foi nesta cidade simples que realmente comecei minha vida.
Eu poderia falar sobre qualquer coisa de São José e, ainda assim, encontraria coisas boas a dizer.Mas, por uma questão de Justiça, não poderia deixar de lado o que me trouxe aqui, o lugar onde começa a produção das verdadeiras riquezas de nossa terra: a zona rural.
Tenho que a zona rural, especialmente a de São José, merece ser valorizada, pois é nela que tudo começa. É dela que sai a comida posta em nossa mesa e é dela que trazemos nossos melhores costumes.
Foi nesta terra, nesta São José do Seridó, que, desempenhando meu trabalho, minha preocupação juvenil com as diferenças entre o homem do campo e o homem da cidade pode ser amadurecida. E, mais, foi o campo São José Seridoense que me permitiu contribuir para estreitar essas diferenças, passando por cima das raízes colonizadoras, nas quais uns trabalham produzindo os alimentos para que outros limitem-se a deles consumir; nas quais os governantes ignoram as providências a serem tomadas; nas quais há o oportunismo exploratório.
Quando aqui cheguei, às 14h daquele 21 de janeiro de 1980, ainda com meus 20 e poucos anos, em companhia de Zé Nilton da Costa Dantas, São José do Seridó foi acolhedor e receptivo, qualidadesque não se perderam com o tempo.
A força motriz deste berço é seu povo, que, embora seja simples, tem sabedoria imensurável e capacidade revolucionária.
Vi quando cheguei, como ainda vejo ao longo desses 32 anos, que São José do Seridó é uma cidade diferente. É progressista, dinâmica e transformadora, bastando ver nossas comunidades polarizadas, como Alto Grande, nas figuras de Chico Quirino, Veludo, Zé Marcelino Aurinoe Zezinho Ursulino(estes dois em memória); Caatinga Grande, na pessoa deChicão e Severino Ramos, este defensor do patronato e fiel ao seu desejo de mudança; Riacho do Roçado, com João Nóbrega, Beatriz Medeiros, Zeca Luiz Rodrigues, Titiá, Bibi de Dorgival e Adonias; Quixabinha, através do saudoso Zé Heliodoro, Neneco, Neco Ludugero, Sebastião Carcará, Zequinha e meu amigo inesquecível José do Carmo; Barra-do-Rio, com Sebastião Clemente; Viração, com Birro Cirne; Olho D´Água, com Aureliano,Zé Camilo e Vicente Furna; e tantos outros ruralistas, que juntos ou separados participaram das primeiras reuniões pela diminuição das desigualdades.
Não se pode deixar de lado, ainda, outros nobres cidadãos que, vivendo na cidade, preocupavam-se com as mesmas causas ruralistas, a exemplo de Terezinha do Posto, minha primeira anfitriã, que me introduziu no campo e me permitiu conhecer as lideranças locais; e Zé Medeiros, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da época.
Feliz daquele que, assim como eu, pode viver num município como São José, cujo povo consegue sabiamente conciliar seus costumes com a politização e edificação de sua comunidade, sempre lutando pela igualdade.
São José do Seridó: cidade hospitaleira, bem cuidada e delicada. São José vai além das imposições da modernidade. São José tem cultura e costumes. São José tem encantamento.
Hoje, honradamente me sinto um cidadão São José Seridoense, com participação na vida social e política desta cidade, que aprendi a amar e pela qual me sinto adotado. Aqui construí minha família e é aqui o lugar que escolhi com ela viver.
Artigo publicado na Revista Algures, 2ª Edição, Setembro de 2012

Um comentário:

  1. Caro Valderi, simbles, bela, humana e objetiva exposição sobre a cidade que escolhestes para viver.

    Já tive a oportunidade de obter várias informações sempre positivas sobre a cidade e povo de São José do Seridó, e o seu artigo/escrito apenas e tão somente veio a confirmar as sobreditas informações.

    Espero que o amigo Valderi com sua visão de mundo, seu conheciemtno e sabedoria, possam cada vez mais tornar a cidade de São José do Seridó um local melhor, mais humano e solidário neste conturbado, desigual, violento e contextualizado contemporâneo mundo em que vivemos.


    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    ResponderExcluir